O torcicolo, conhecido como "pescoço entortado", é um problema comum e que incomoda bastante.
Resultado da contração involuntária dos músculos do pescoço (principalmente o esternocleidomastóideo), que causa rigidez e dor ao tentar movimentar a cabeça.
As causas mais comuns estão relacionadas à má postura durante atividades diárias, tensão muscular devido ao estresse, posicionamento incorreto ao dormir ou até mesmo a lesões.
O torcicolo pode surgir repentinamente, quase sempre ao acordar, mas também aparece depois de um movimento brusco ou por ter ficado muito tempo em uma posição desconfortável.
A tensão excessiva nos músculos do pescoço leva a um desequilíbrio na sua contração, causando dor e limitando os movimentos do pescoço.
Principais Riscos e Tratamentos:
Embora o torcicolo não represente normalmente um risco sério à saúde, a dor intensa e persistente pode afetar o humor e a qualidade de vida.
Os tratamentos mais comuns incluem repouso, compressa de calor, massagens suaves, uso de analgésicos ou relaxantes musculares, fisioterapia, etc.
Na Quiropraxia, a avaliação é diferente. Nós realizamos diversos testes e exames físicos para determinar qual a causa, se há ou não lesão associada para só então decidirmos quais procedimentos serão realizados. Pode parecer engraçado, mas nem tudo se resolve com estralos.
Identificando se a Dor é Torcicolo ou Outro Problema:
É importante diferenciar o torcicolo de outras condições que afetam o pescoço, como hérnia de disco ou problemas nas articulações.
Se a dor no pescoço for acompanhada por formigamento, dormência, fraqueza muscular, febre, se não melhora com tratamentos simples ou se houver histórico de lesões recentes, podem ser necessários exames complementares.
Comments